Complexidade e necessidade de intervenção no patrimônio histórico construído: um dossiê sobre a escola de meninos da vila maria zélia

¹Maurício Alexandre Rizzi, ¹Márcia Barros Valdívia, ¹Camila Dias dos Santos Forcellini

Resumo


O presente artigo apresenta um levantamento, em forma de dossiê, sobre as condições do antigo edifício que abrigava a Escola de Meninos, na Vila Maria Zélia, em São Paulo. Tal documento é parte fundamental das propostas de pesquisa do grupo de estudos “Novos Espaços Escolares: Inovação, Inclusão e Sustentabilidade”, que visa o desenvolvimento de protótipos de espaço (s) e equipamento(s) escolares salutares, de caráter lúdico e também para o desenvolvimento sócio esportivo, utilizando estratégias de desenho inclusivo, novos materiais e técnicas construtivas, além de privilegiar a vivência com a natureza, por meio de estratégias para a educação ambiental. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados do levantamento, averiguando quais são as condicionantes quanto ao valor histórico, social e construtivo, e demonstrando a viabilidade e a relevância de se trabalhar com uma edificação existente, subutilizada, em estado de degradação e com restrições construtivas, salientando o caráter sustentável e tecnológico dos estudos e das propostas experimentais do grupo de pesquisa.

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